Formação de Formadores
Resumo
Horário: Pós-laboral
Local: Lamego
Duração: 90h
Preço: 150€
Data de início: 2026-01-01
Ficha do Curso
Objetivos
No final do curso os participantes deverão estar aptos a:
Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional;
Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação presencialmente e em eLearning;
Refletir sobre os sistemas de formação ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
Conteúdos
rograma do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores blearning com acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas (CCP):
Conheça todos os nossos módulos e conteúdos que irá aprender neste curso.
Módulo 1 – Formador: Sistema, Contextos e Perfil
É um módulo de introdução ao curso. O formador faz o enquadramento da formação em Portugal: tipos e modalidade de formação e intervenção formativa, perfil do formador e explora os conceitos de aprendizagem, criatividade e empreendedorismo.
Módulo 2 -Simulação Pedagógica Inicial
Módulo totalmente presencial e prático. Os formandos realizam uma mini-sessão de formação que será gravada e analisada pelos próprios, pelo grupo e pelo formador.
Módulo 3 -Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
Neste módulo são analisados os aspetos da comunicação pedagógica, do comportamento relacional na formação, os princípios de PNL, a diversidade dos grupos na formação, e a gestão de conflitos.
Módulo 5 – Recursos Didáticos e Multimédia
Aborda as regras de utilização e os critérios de seleção dos recursos didáticos, a gestão do espaço de formação, bem como a construção de apresentações multimédia.
Módulo 6 – Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Explora os ambientes de Gestão da Aprendizagem online – LMS, os conceitos de aprendizagem cooperativa e colaborativa, as funcionalidades e finalidades das plataformas online de aprendizagem e o papel do eformador e as comunidades virtuais de aprendizagem.
Módulo 7 – Operacionalização da Formação – Do Plano à Ação
Aborda as competências e os objetivos pedagógicos, as vantagens, as funções e as regras de formulação correta dos objetivos operacionais. Os formandos aprendem ainda as etapas de um plano e de um programa de formação e as linhas orientadoras de planificação de uma sessão de formação.
Módulo 8 – Avaliação da Formação e das Aprendizagens
Refere os tipos de avaliação na formação, os indicadores e os critérios de avaliação da aprendizagem, as técnicas e instrumentos, as escalas, a subjetividade na avaliação. São ainda analisadas a avaliação da qualidade da formação, a importância de avaliar, o impacto da formação e os intervenientes neste processo.
Módulo 9 – Simulação Pedagógica Final
Por fim o último módulo, a Simulação Pedagógica Final, é um módulo totalmente presencial e pretende-se que cada formando, no seu final, esteja apto, principalmente, a preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação. A simulação/autoscopia tem a duração de 8 a 10 minutos, os objetivos devem estar bem definidos e o material de apoio deve ter uma sequência lógica e compreensível, dentro do tempo definido. O tema para a simulação final deve ser retirado do exercício 8 “Projeto de Intervenção Pedagógica – PIP” e associado à sua área profissional. Este módulo é repartido por vários dias em sala, no entanto, todos os participantes devem estar preparados para dinamizar a simulação no 1º dia deste módulo. Aquando da apresentação da simulação/autoscopia, o participante será filmado para, posteriormente, em conjunto com o grupo e o formador, analisar o seu desempenho e serem propostas melhorias.
Modalidade de Formação
Blearning
Certificação
Para a obtenção do certificado de conclusão da formação, emitido pela Nova Etapa através do SIGO, e do CCP, emitido pelo IEFP através do portal Netforce é necessário que realize todo o percurso formativo com aproveitamento, cumprindo uma assiduidade mínima de 95%.
Deve concluir os nove módulos de formação com um aproveitamento mínimo de 2 na escala de 1 a 5, que corresponde ao nível satisfatório.
Se não conseguir concluir o curso na ação que iniciou devido a situações de força maior devidamente justificadas, poderá concluir o curso numa outra ação